
O Projeto



O Projeto Rio Mais Leite foi concebido pelo Instituto BioSistêmico (IBS) com o objetivo de promover o desenvolvimento da pecuária leiteira no Sul do Estado do Rio de Janeiro, no Sudeste do Brasil, abrangendo municípios como Paty do Alferes, Rio das Flores, Paraíba do Sul, Barra do Piraí e Pinheiral.
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Com o apoio de recursos da Fundação Zoetis nesta iniciativa, o IBS propõe um conjunto de atividades e recursos de assistência tecnológica, estruturados e modulados para o desenvolvimento e adequação do processo produtivo, melhoria da qualidade, sanidade e produtividade do leite nesta região.
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A consultoria do IBS é desenvolvida com base no atendimento estruturado a grupos de trabalho formados por módulos de 20 produtores. Ao todo, o atendimento está previsto para 100 produtores, com o desenvolvimento de atividades individuais e coletivas durante 24 meses.
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Os atendimentos do Projeto Rio Mais Leite são realizados por equipe multidisciplinar de consultores do Instituto BioSistêmico, formada por engenheiros agrônomos, médicos veterinários e zootecnistas.
Eixos Estratégicos
de Trabalho
Os objetivos do Rio Mais Leite se materializam a partir das ações desenvolvidas em torno dos 5 eixos estratégicos que integram os elos do processo de produção de leite.

Estratégias
A proposta de soluções parte da aplicação de um conjunto de atividades e recursos de consultoria, estruturados para adequação do processo produtivo e uso eficiente dos fatores de produção.
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O quadro abaixo ilustra a estratégia e os processos a serem trabalhados, além dos problemas a serem resolvidos.

Ainda no contexto do desenvolvimento e preconizando o encadeamento produtivo e a valorização da cultura local, serão disponibilizados dois cursos por ano para aperfeiçoar o aprendizado sobre a produção artesanal de queijos, conforme programa a seguir:

Essa programação será implementada com o suporte de inovação da Queijaria Móvel, que comporta os equipamentos básicos para a produção artesanal de queijos, em conformidade com os padrões e processos produtivos e sanitários.
Todas essas estratégias serão implementadas nas propriedades, por meio de atividades específicas e complementares, conforme esquema abaixo:

• Realização de consultas nas propriedades contempladas para o compartilhamento de orientações práticas aos produtores, destacando procedimentos e manejo necessários para a implantação das melhorias pactuadas.
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• Os encontros de formação incluem um programa de aprendizagem sobre produção de queijo artesanal e medidas de boas práticas a serem implementadas durante o trabalho.
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• Disponibilização de conteúdos digitais por meio do aplicativo CheckMilk, com o objetivo de reforçar as atividades de aprendizagem e acompanhamento.